Contação de Histórias

Na tarde desta terça-feira, dia 27 de novembro, os/as estudantes da Escola Classe Vila do Boa foram contemplados/as por uma ação extensionista de um grupo de estudantes do Curso Superio de Letras-Português do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus São Sebastião, orientados/as pela professora Blenda Cavalcante de Oliveira, em que desenvolveram a contação de histórias.
A contação de histórias aconteceu no pátio da escola, no período vespertino, com todos/as os/as estudantes da E. C. Vila do Boa vinculados/as ao Programa Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Vale ressaltar que, o componente curricular Contação de Histórias é ministrado pela professora Blenda Oliveira do curso superior de Letras-Português no citado Instituto, que dimensiona uma formação para o/a estudante possa “dominar a linguagem oral e a escrita e ter facilidade para se comunicar, além de saber lidar com ferramentas e com práticas pedagógicas que permitam ensinar conteúdos para os Ensinos Fundamental e Médio”.
Outra dimensão deste processo de formação inicial dos/as estudantes do curso é a possibilidade de aprender mais sobre a arte da contação de histórias relacionada a narrativa e ao envolvimento com o público. Elevando sua compreenção de que, contar histórias para crianças é ainda mais desafiador, pois elas se envolvem com os personagens, participam, falam, riem, fazem perguntas, enfim, interagem com a apresentação, impulsionando tal estratégia didático pedagógica no processo de aprendizagem. Além de levar os/as estudantes do IFB a conhecerem a realidade das escolas públicas do DF.
Dessa forma, acrescenta-se que a habilidade de saber contar histórias preparam os/as estudantes para se tornarem futuros professores/as, incrementando e qualificando as aulas, trazendo e apresentando temas importantes, de forma lúdica, para serem discutidos nas turmas de atuação.
Ressalta-se ainda que, a formação de leitores, por meio da contação de histórias é um dos objetivos do citado curso do Instituto, mas também é foco dos projetos de leitura desenvolvidos e promovidos pela EC Vila do Boa.
Autora: Professora Blenda Cavalcante de Oliveira (IFBSS)/ Revisão: Melquisedek Aguiar Garcia (CPL – EC Vila do Boa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *